Cai o número de jovens que querem ser padres
Padre sexta-feira, dezembro 26, 2008
Continue lendo...
Segundo o padre José Miguel, reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor, em São Paulo, há cerca de dez anos, eram 80 jovens que buscavam o local - última etapa antes da ordenação. Nos últimos três anos, a média caiu para 60. Mais preocupante é o número de ordenações. A média é de sete por ano - metade do que pode ser considerado ideal.
Em conversas, colocamos em 14 o número para atender a demanda da arquidiocese, diz o padre Miguel. Com 905 padres, a arquidiocese atende as regiões da Lapa, Belém, Ipiranga, Sé, Brasilândia e Santana. Entre várias funções, eles atuam em 287 igrejas. Nossa sociedade coloca em xeque valores importantes para a vida do homem, afirma o reitor do seminário. Há necessidade da presença do padre como referência, diz ele.
O padre José Miguel vê a corrupção, o hedonismo, a violência e a relativização dos valores como os desafios que os candidatos a padre devem superar e, uma vez ordenados, ajudar a combater. Nas igrejas, os padres atuam como um pai, irmão, pastor ou psicólogo, diz. As pessoas buscam no padre conselhos que não obtêm em outros lugares.
Fonte: AdNews