Bispo católico respeita divórcio em casos de violência
Católico, igreja segunda-feira, março 30, 2009
O bispo de Viseu explicou que a Igreja é “contra qualquer tipo de violência”, que atinge “maior gravidade quando se verifica no seio da família”, porque “a família assume um papel fundamental para a aprendizagem dos valores”.
Continue lendo...
Elza Pais, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, considerou a violência doméstica um “problema gravíssimo que não escolhe idade ou classe social”, sublinhando que “as vítimas têm a obrigação de o denunciar”.
Durante a conferência, D. Ilídio Leandro foi muito aplaudido e elogiado por ter assumido em público a concordância com a utilização do preservativo como forma de impedir a propagação do vírus da sida.
Carlos Vieira, presidente da Associação Olho Vivo, referiu, no entanto, que a Igreja “ainda tem que dar muitos passos para se actualizar à realidade do século XXI”. D. Ilídio Leandro respondeu que a Igreja “não precisa de muitas lições da sociedade para elevar o valor da pessoa humana”. “A Igreja respeita as pessoas que vivem no século XXI. Tudo farei para que esteja actualizada em ordem com a posição da pessoa humana”, adiantou o bispo.
O prelado desvalorizou a polémica que a sua tomada de posição sobre o uso do preservativo causou no seio do clero: “O texto está escrito e sobre isso não tenho mais nada a dizer”.
Fonte: Correio da Manhã