Pr. Silas Malafaia: "A Palavra é um espelho que desnuda a nossa vida"
pastor quinta-feira, julho 16, 2009
Continue lendo...
Pontos como o equilíbrio necessário entre a inteligência natural e a maturidade espiritual, alguns medos responsáveis pela indisposição às mudanças e a acomodação de muitos líderes ministeriais em situações que lhes pareçam confortáveis foram abordados pelo preletor da manhã nesta quarta-feira. Após ler a passagem situada no livro de Apocalipse, o Pr. Silas introduziu o tema de sua ministração: ''Para que haja um novo tempo na minha vida e no meu ministério, tem que haver uma disposição para a mudança. Se não tiver disposição para mudanças, não tem um novo tempo para a sua vida, nem para o seu ministério. É condição sine qua non''.
Em entrevista exclusiva ao Portal Guia-me, Silas Malafaia lembrou que para aguçar a percepção para reconhecer os momentos nos quais mudanças fazem-se necessárias, alguns hábitos devem ser constantes. Exercitar sempre o conhecimento - natural e espiritual - foi um ponto citado pelo teólogo como primordial para tal amadurecimento. ''É importante o exercício da inteligência natural e da percepção espiritual. E como é que você aguça a sua percepção espiritual? Com a Palavra, ouvindo, lendo, você começa a discernir as coisas. A Palavra é um espelho que desnuda a nossa vida. Ela diz assim: 'olha aí! Tem um monte de coisa aí, cara!'. É a espada mais penetrante. Espada como a de dois gumes. E a própria inteligência que você tem: quando você começa a ver que muita gente está falando alguma coisa de uma área da sua vida, por exemplo. Essas duas maneiras são as mais usuais de você perceber'', alertou.
Equilíbrio
Citando a história de personagens da Bíblia Sagrada, Pr. Silas lembrou em sua ministração que a vontade de Deus pode ser descoberta com o uso de quatro recursos: revelação, intervenção poderosa de Deus, inteligência natural e maturidade espiritual. As duas primeiras foram colocadas pelo preletor como as menos usuais, ou seja, as que mais raramente se dão na vida do homem. Neemias e o apóstolo Paulo foram dois exemplos dados pelo teólogo como atípicos, nos quais a vontade de Deus foi revelada de forma que não se pôde evitar.
Já no caso de Neemias, Malafaia exemplificou que com o uso equilibrado de dois recursos - inteligência natural e maturidade espiritual - é possível visualizar a vontade de Deus e tomar importantes decisões a partir disso. O evangelista lembrou que mesmo sem uma revelação vinda dos céus ou alguma intervenção poderosa e Deus na vida do personagem bíblico, este pôde trilhar caminhos que mudaram não somente a sua vida, mas também a história de seu povo. ''Neemias não teve nenhuma revelação ou ato sobrenatural de Deus sobre a sua vida. Ele estava servindo a Ataxerxes na fortaleza e então ele percebe pela inteligência espiritual que ele tem e a inteligência natural, o fracasso'', lembrou e ainda extraiu o ensinamento, contextualizando-o para os que recebiam a ministração: ''Será que você ainda não percebeu que o seu ministério está fracassado?''.
Mudanças constantes
Apoiando a idéia proposta por Silas Malafaia nesta quarta-feira, Jabes Alencar afirmou que a ministração daquela manhã também falou muito à Assembléia de Deus Bom Retiro. O líder do Ministério lembrou que, apesar de ser conhecida como uma igreja inovadora, sua igreja ainda precisa de mudanças. ''Enquanto o Silas pregava, eu cheguei à conclusão de que a igreja que foi considerada uma igreja de mudança ainda precisa mudar muita coisa novamente. Eu me lembro, há 21 anos, quando a gente começou a Igreja do Bom Retiro, de uma batalha que eu enfrentei com alguns pastores, porque eu coloquei retroprojetor. Naquele tempo estavam dizendo que eu coloquei a 'televisão do diabo' na igreja. Imagina, enquanto o Silas pregava hoje e, eu analisando a igreja de hoje. Eu creio que o cuidado de Deus para com a vida da gente, com o nosso ministério pela igreja, traz palavras como esta para a gente pensar e colocar em prática'. O principal é colocar em prática e é o que já fiz e vou fazer'', afirmou.