“Foi Deus que me salvou e salvou minha esposa”, diz idoso engolido por cratera
Deus, noticia terça-feira, novembro 24, 2009
Os dois caíram dentro de um poço de água, que havia sido tampado na década de 1970. Eles foram socorridos por parentes e vizinhos. O buraco tem 10 metros de profundidade por 5 metros de diâmetro, segundo a Defesa Civil, que interditou o local.
Continue lendo...
O acidente ocorreu na Vila Mendes, no domingo (22), após o almoço. Cândido Souza sofreu escoriações. Sua mulher, no entanto, bebeu muita água e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Marcelina. Segundo a família, o estado dela é grave.
O buraco engoliu a geladeira, o fogão e outros objetos. Souza foi socorrido primeiro, e teve apenas ferimentos leves. A mulher dele ficou presa embaixo da pia, que caiu sobre ela. “A minha esposa estava lavando a louça do almoço encostada na pia, e eu fui pegar um negócio no armário do lado. Então só escutei quando ela falou ‘Meu Deus’. Aí desceu com tudo”, contou Souza.
Socorro
“Eu amarrei meu pai até vir o resgate”, disse Luciano Alves de Souza, filho do casal, que estava no andar de cima do imóvel e desceu ao ouvir os gritos de socorro dos pais.
A casa vai ficar interditada até sair o laudo da perícia, dizendo o que provocou o acidente e se ainda há risco. O resultado sai dentro de 30 dias.
Defesa Civil
Segundo a Defesa Civil, o surgimento do poço será avaliado por especialistas. “Por enquanto nós interditamos o local e ele vai ser avaliado pelos engenheiros da subprefeitura para ver se liberam ou não para as pessoas habitarem”, disse o major Francisco Rodrigues Martins, coordenador operacional da Defesa Civil.
A Defesa Civil informou que casa foi construída sobre um poço. Peritos do Instituto de Criminalística estiveram na casa e vão elaborar um laudo sobre as possíveis causas do acidente em até 30 dias. “Houve um solapamento do solo onde estava a cozinha, que ali existia um poço que foi alterado há cerca de 30 anos sem a presença de um engenheiro”, explicou o delegado Luís Rago.
A Subprefeitura da Vila Prudente foi ao local do acidente e informou que serão iniciadas obras para retirada da água do buraco. Apesar disso, o órgão informou que o custo com a reforma da cozinha ficará a cargo de Souza.
“É preciso verificar sempre se há vazamento de água. Se isso ocorrer, é preciso acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros”, disse Jair de Lima, da Defesa Civil.