ATENÇÃO!

ESTAMOS EM NOVO ENDEREÇO
VENHA CONFERIR O QUE TE ESPERA NA NOSSA NOVA CASA =]

Seguidores

Possível extinção de Cristãos na Terra Santa

A pequena população Cristã da Terra Santa está em perigo de extinção e os poucos que permanecem estão a envelhecer ou dispostos a partir caso surja uma oportunidade de trabalho noutro lugar. "Estamos a morrer", disse Nabil Massis, de 50 anos de idade, residente na Cisjordânia, que parece mais velho do que é e está sem emprego há anos, de acordo com a Cox News Service. "Quem tem uma oportunidade de sair por um emprego sai."

Continue lendo...

    Em Taybeh, na Cisjordânia – o último povoado inteiramente Cristão da Terra Santa – houve nove a dez mortes nos últimos dois meses, comparados com apenas quatro nascimentos. O Presidente da Câmara, David Khoury, admite que as taxas altamente desproporcionais de nascimentos e óbitos são “um grande problema.”

    A baixa taxa de natalidade e a elevada taxa de mortalidade, associada ao fluxo de emigração, tornou a extinção de uma população Cristã com 2.000 anos de presença no local do nascimento da religião uma possibilidade desoladora, mas real.

    Atualmente, restam apenas cerca de 1.300 pessoas em Taybeh – metade de há 40 anos atrás.
    Mas os líderes religiosos e públicos estão a trabalhar num plano de “contra-ofensiva” e lançaram recentemente novas iniciativas para estimular a economia e convencer as novas gerações a ficar.
    “Toda a gente nos costuma pedir a mesma coisa: ‘Dêem-nos emprego. Adoramos o nosso país, família e aldeia, mas dêem-nos um trabalho’”, diz à Cox, Raed Abu Sahliya, de 43 anos – pároco da Igreja Católica em Taybeh.

    A Igreja Católica de Taybeh respondeu à necessidade criando dezenas de postos de trabalho na escola e no centro médico da igreja, recorrendo a doações provenientes principalmente da diocese de Florença, em Itália. Construiu também uma casa de repouso para peregrinos e uma enfermaria com 18 camas.

    Outros novos acréscimos incluem uma oficina de cerâmica e artesanato e uma nova prensa de azeitonas para produção de azeite virgem extra, vendido nos Estados Unidos, França e Austrália.
    A cidade conseguiu também, no ano passado, apoios de fundos internacionais para o desenvolvimento para reparar estradas e casas históricas na esperança de atrair mais turistas. Outros projectos de construção pública incluem a instalação no subsolo de linhas eléctricas e telefónicas, bem como a construção de sistemas de esgoto.

    "Todos estes projectos são concebidos para que as pessoas permaneçam", disse o padre Abu Sahliya. "Somos o último castelo. Somos o único bairro inteiramente Cristão que ainda resta na Terra Santa."

    Apesar do esforço, cinquenta pessoas deixaram a vila desde o início das medidas, partindo a maioria para os Estados Unidos. Os Cristãos Árabes perfazem, no geral, menos de dois por cento da população da Terra Santa (territórios Israelitas e Palestinianos), tendo caído de quinze por cento ao virar do século passado.

    Fonte: NC

Posted by Redator on sábado, dezembro 27, 2008. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

0 comentários for Possível extinção de Cristãos na Terra Santa

Leave comment

Agradecemos seu interesse em postar comentários nesta notícia.

Informamos que o seu comentário só será publicado mediante duas regras, que obrigatoriamente terão que ser seguidas:

* Informação do seu nome
* Informação do seu e-mail

Exigimos isso para que aqueles que se sentirem ofendidos, possam ter o direito de resposta assegurado na Constituição.

Não fique por trás do anonimato.
Não é ÉTICO e muito menos cristão!
Portanto, seja pelo menos ético, se não for cristão.